News & Events
Terapia familiar
- 18/11/2016
- Posted by: luizmarcelosimao
- Category: PARA REFLETIR
Saiba como ela pode ajudar sua família!
A terapia familiar tem caráter interdisciplinar e representa uma importante área de estudos e pesquisas no campo da Psicologia, na qual se estuda a organização e a dinâmica familiar, a estrutura e a configurações, os laços afetivos, o desenvolvimento e a comunicação.
De acordo as terapeutas da família e membros da Diretoria da Associação Paranaense de Terapia Familiar – APRTF, Milena Buccianti Dias da Rocha e Daniela Bertoncello de Oliveira, apesar de ainda haver um grande número de pessoas que desconhecem a terapia de família no Brasil, é perceptível que há um avanço recente e significativo de reflexões a respeito do tema família. Problemas atuais, como violência, drogas, separações, comportamento de filhos, têm levado as famílias a procurar por terapia familiar como recurso na busca da compreensão de como lidar com esses problemas e do resgate de vínculos afetivos mais fortes e saudáveis entre membros da família.
O exercício da terapia de família envolve todos, mas também podem acontecer sessões individuais ou com parte do sistema familiar, como só os pais, um dos filhos e a mãe, um filho e o pai, os irmãos, só o casal, avós e neto, assim como outros formatos de sessões. Todas as configurações de família e casal (nuclear, reconstruída, substituta, entre outras) podem ser ajudadas com a terapia familiar.
Desconstrução
A terapia familiar tem como ponto relevante a desconstrução da patologia, do certo e do errado, da busca pelo culpado. “Entende-se que a depressão de um membro da família afeta e é afetado por todos os outros membros do grupo familiar. Pensando assim, percebe-se que a mudança em um membro da família afeta e altera todos os outros membros, ou seja, todo o sistema familiar”, afirma Daniela. “O processo terapêutico é focado nas relações entre os membros e nos recursos e no potencial criativo capazes de gerar mudança positiva para os problemas existentes”, completa.
Benefícios
São vários os benefícios da prática da terapia familiar para a restauração das relações e interações entre os membros da família, já que a terapia derruba a visão leiga de que em um problema familiar há apenas um responsável único. “Trabalha-se como as pessoas se relacionam e as consequências dos diversos tipos de interação. A meta da terapia é ajudar a família a perceber esse funcionamento, seus recursos e forças potenciais de mudanças, de forma que seus membros possam resolver os problemas existentes”, explica Daniela, “Entendemos que a mudança de um único membro da família modifica, por conseguinte, todo o sistema e suas interações relacionais”, conclui a terapeuta.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.