PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA DE ALTO DESEMPENHO

As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são constituídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo. Mediada pelos instrumentos a símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distingue de outros animais (OLIVEIRA. 1992, p. 24).

Norteados pelos pressupostos de Vygotsky, acreditamos que a aplicação desta teoria em nossa instituição, proporciona efeitos na sociedade, mas principalmente nas crianças, como ser histórico cultural que deve ser valorizado para que possa construir uma educação comprometida, que busque a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos.

Sendo assim, nosso papel é o de ajudar cada criança e jovem a entender e aperfeiçoar seu universo interno e externo, fornecendo-lhes experiências pessoais e culturais que organizem simultaneamente as emoções crescentes e o conhecimento (seja transmitido ou construído).

Entendemos que em um novo contexto com a evolução da humanidade, nos cabe apresentar as nossas crianças os maravilhosos conhecimentos acumulados pela humanidade para que elas possam entender para que servem e possam participar de sua transformação.

A criança  e o jovem são os principais protagonistas de seu aprendizado e devem ter, portanto, sua individualidade valorizada, eles são ouvidos a levados a se ouvir.

Nosso trabalho tem como finalidade o desenvolvimento integral do aluno, em seus aspectos cognitivos, físicos, afetivos, éticos, de relações interpessoais a inserção social, completando as ações da família e da comunidade. Para que isto seja possível não poupamos instrumentos e ferramentas diversas que valorizem sua compreensão.

Pretendemos unir a formação intelectual a formação de valores.

Acreditamos que educar o aluno para a competência, para a consciência social e a solidariedade requer um processo de ensino-aprendizagem ativo, participativo, crítico e flexível. Respeitamos as diferenças, somos uma escola inclusiva.

Ter a individualidade valorizada significa observar, respeitar e ampliar os saberes que a criança e o jovem absorvem na sua vida, bem como respeitar suas dificuldades.

Não podemos duvidar do método revolucionário da teoria vigotskyana, mas sempre como um dos instrumentos que pode auxiliar na busca incessante por uma educação que recupere a crença no homem e o que ele tem de melhor: sua criatividade, sua autonomia, sua condição histórica de sujeito e não de objeto a ser modelado.

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

A participação contínua e efetiva dos pais é fundamental para o acompanhamento escolar. A escola toma como pressuposto que os pais de seus alunos conheçam e aceitem a orientação geral e as particularidades do seu sistema educacional e administrativo.

A participação dos pais deve manifestar-se em especial das seguintes formas:

  • Assinando diariamente a agenda escolar e/ou acompanhando o V.A.
  • Comparecendo as reuniões quando convocados pela direção ou coordenação para esclarecimentos, informações e orientações de caráter geral.
  • Comparecendo as reuniões de pais e professores.
  • Comparecendo a escola quando solicitado ou ainda por iniciativa própria, para tratar da situação individual do educando sob sua responsabilidade.
  • Justificando com antecedência o não comparecimento as entrevistas individuais para que o horário possa ser ocupado por outrem.
  • Incutir no educando a compreensão nítida da necessidade de respeito ao trabalho, horário, aos professores e as exigências disciplinares da escola.

Marli Pelegrini — Diretora Institucional